Páginas

Pesquisar este blog

sexta-feira, 11 de março de 2011

HPV e câncer do colo do útero

O papilomavírus humano (HPV) não é um único tipo de vírus, mas uma família de vários tipos. Os HPV são vírus da família Papovaviridae, com mais de 100 subtipos diferentes identificados. As lesões mais comumente associadas a esses vírus estão na pele ou em mucosas, com crescimento limitado e que regridem espontaneamente após resposta imune. Os subtipos 6 e 11 são encontrados na maioria das verrugas genitais (condilomas acuminados), também chamadas de "crista de galo". Os subtipos 16 e 18 são de alto risco e relacionados a tumores malignos, em especial ao câncer do colo do útero.
Esse vírus pode ficar no corpo por muito tempo, sem se manifestar, entrando em ação sob determinadas condições, como na gravidez ou numa fase de estresse, ou seja, quando a defesa do organismo fica abalada.
Na maior parte das vezes, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. A mulher pode sentir uma leve coceira, dor durante a relação sexual ou notar algum corrimento. O mais comum é ela não perceber qualquer alteração.
Na maioria dos casos, essa infecção não resulta em câncer, mas até 99% das mulheres que têm câncer do colo uterino foram antes infectadas por esse vírus. No Brasil, cerca de 7.000 mulheres morrem anualmente por esse tipo de tumor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário